Por Samuel Toaldo e Thiago Merigui

Atendendo a pedidos dos goleiros que acompanham nossas redes sociais, fizemos uma breve pesquisa sobre as marcas de luvas mais utilizadas pelos vinte goleiros dos clubes que irão disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2016 e dos goleiros que disputaram a UEFA Champions League 2015/2016 desde a fase inicial com 32 times. Vamos ao breve resumo deste trabalho, que levou em conta os titulares de cada posição, a pequisa começou em Março e foi atualizada até o dia de hoje.

No Brasil, por exemplo, a Poker lidera o mercado disparadamente, não é por menos que é um dos fortes patrocinadores do Goleiro de Aluguel e com metade de domínio entre os goleiros da primeira divisão nacional, a Poker se destaca pela forma mais completa na utilização de material de última geração e cortes que favorecem aos goleiros melhor segurança para suas defesas.

Porém a Nike, Rinat e Uhlsport chegam atrás no mercado dos goleiros do campeonato nacional; na grande maioria, a utilização de material importado faz a diferença na confecção destes equipamentos. Chamamos atenção para luvas como HO Soccer e Three Stars, que são tipos de luvas profissionais que estão mais acessíveis aos goleiros amadores.

Viajamos agora para Europa, lá podemos observar que a disputa entre os trinta e dois profissionais titulares das equipes da UEFA Champions League existe uma certa competição, pois marcas como: Adidas, Nike e Ulhsports dividem a preferência entre os guarda-redes em 25% cada. Entre estas três marcas, a Ulhsports é a que mais tem aceitação no mercado europeu, pela tecnologia apurada e utilização de materiais específicos para se adaptar a qualquer tipo de gramado e clima como a neve, já a Adidas, que é uma potência no velho continente no quesito material esportivo, tem como premissa patrocinar grandes goleiros como Manuel Neuer, da Alemanha, e Casillas, da Espanha.

Abrimos um parênteses para destacar duas marcas que começam a chegar ao Brasil e estão caindo no gosto de nossos goleiros, a Rinat e Sells, porém o alto preço destas marcas têm dificultado o acesso a este tipo de equipamento para goleiros amadores. Abaixo você encontra um breve resumo do material reunido por nós, obrigado e até a próxima!

GOLEIROS DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2016:

nomes-bra

Sem título

GOLEIROS DA UEFA CHAMPIONS LEAGUE 2015/2016:

nomes-1

Sem-título

 

ATUALIZAÇÃO:

A Poker, patrocinadora do Goleiro de Aluguel, nos mandou uma planilha atualizada dos goleiros que a patrocina e/ou apóia, mandando uma planilha de todas as luvas utilizadas pelos goleiros do Brasileirão nesta primeira rodada. Segue anexo:

Captura de tela 2016-05-16 15.20.41