Fronteiras Invisíveis do Futebol é a nova iniciativa do Xadrez Verbal, um podcast sobre História, política atual, geopolítica, tudo isso com o fio condutor do futebol. Apresentado pelo meu amigo Matias Pinto, que também apresenta o podcast que vocês tanto apoiam, o programa será quinzenal, com um belo trabalho de edição. Em cada programa teremos A História, O Campo e O Mapa, contando sobre alguma região do planeta, sua identidade cultural e sua História. A série é motivada pela série de textos especiais Fronteiras Invisíveis da Europa, que discute nacionalismos, regionalismos e a União Europeia.

Por conta dos 85 anos da Revolução Constitucionalista, “viajamos” a São Paulo para conhecer a história do Estado mais populoso da Federação e onde foi disputada – segundo a História Oficial – a primeira partida de futebol no país. Passamos pelos diversos ciclos econômicos da “Locomotiva do Brasil, sem ignorar a resistência das camadas populares, sejam elas populações nativas, escravos africanos ou imigrantes europeus. Já em relação ao esporte bretão, abordamos os primeiros passos da elite paulistana à popularização da modalidade do Litoral ao Interior, promovida pelas ferrovias. Para tal, nossa dupla de apresentadores convidou o amigo corintiano Bruno Faria, para que o Trio de Ferro estivesse representado igualitariamente.

Site dos parceiros do app Goleiro de Aluguel

Referências no programa

Filme Boleiros, era uma vez o futebol

Livro São Paulo 1932 Memória, Mito e Identidade

Música Pânico em SP, do Inocentes

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast