Convidamos o amigo e colega de faculdade Rodrigo Lazaresko Madrid, para falar sobre os 140 anos do país dos seus avôs e nos corrigir na pronuncia desta particular língua latina! A região que é cortada pela cadeia montanhosa dos Cárpatos já foi controlada por dácios, romanos e valáquios na Antiguidade sendo disputadas por godos, hunos e turcos na Idade Média.

Entenda como Vlad III, voivode da Valáquia entre 1448-77 e da casa de Drăculești, conhecido como “Empalador”, tornou-se um herói local no contexto do romantismo no século XIX – sendo eternizado como o Conde Drácula pela pena do escritor irlandês Bram Stoker – às vésperas da independência romena. Por sinal, o primeiro registro do futebol no recém-formado Estado foi uma pelada de rua entre dois garotos na cidade de Arad.

De lá pra cá, a seleção local disputou sete Mundiais, chegando às quartas-de-final em 1994 graças ao talento da vitoriosa geração do Steaua București, primeira equipe do bloco socialista a conquistar a Copa dos Campeões da Europa em 1986, entre eles Gheorghe Hagi.

Já no século passado, a Romênia manteve uma posição diplomática dúbia nos principais conflitos regionais e mundiais, período marcado pela troca de comando entre ditadores e monarcas, até a ocupação do Exército Vermelho, a subsequente assinatura do Pacto de Varsóvia (1955) e a assunção de Nicolae Ceaușescu ao posto de secretário-geral do Partido Comunista, permanecendo no poder por 34 anos até ser fuzilado ao lado da sua esposa com 120 tiros.

Site dos parceiros do app Goleiro de Aluguel

Referências no programa

Filme A leste de Bucareste

Filme A morte do Sr Lazarescu

Documentário Meninos de rua

Música Dragostea Din Tei, do O-Zone

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa.

Assine um dos feeds do Fronteiras Invisíveis do Futebol e não perca nenhum programa: feed RSS, feed do iTunes e feed Player.FM, feed Deezer e feed Pocketcast

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, confira o restante da programação aqui.