fbpx
Eu ainda estou embasbacado. Que dia senhoras e senhores! Que dia!
 
Eu vou ser breve sobre amanhã, pra sobrar espaço pra comentar os jogos de hoje: Ochoa monstro, por favor não fecha amanhã! Alisson, não faz merda e se for para os pênaltis, eu prefiro o Cássio. Apesar de Alisson ser mais goleiro, não tem histórico de pegador de pênalti. Sua média é de 32%. A de Cássio é de 64%.
 
A copa vai começar pro Cortois, que não fez muito até aqui. E o Japa, a incógnita de sempre!
 
Pronto…
Quero começar pedindo minhas sinceras “desculpoviskys” pro Akinfeev! O meu xará fechou o gol. Foi muito bem, principalmente no final do tempo regulamentar. Foram pelo menos 4 defesas que fizeram a diferença, destaque para uma no canto direito, onde apesar de chegar com as 2 mãos, numa bola relativamente lenta, preferiu espalmar para o lado e garantir a intervenção.
 
Nos pênaltis foi um show do Akinfeev. O primeiro pênalti defendido, ele acertou o canto tal qual Taffarel na cobrança do Massaro em 94. Quase passou da bola no salto e pegou a bola quase no centro de seu corpo.
 
Na sequência, o De Gea conseguiu algo que é difícil, mas não impossível: falhou no pênalti. Como? Acertou o canto da batida, mas deixou que a bola passasse por debaixo de seu corpo. “Ah mas a bola foi rápida!”, você vai dizer. E eu respondo: “Ele é goleiro de seleção, em mata-mata de copa, NÃO PODE PERDER OPORTUNIDADE!!”.
 
O segundo pênalti defendido, Akinfeev mostrou que ele está preparado. Explico porque: ao passar da bola, o goleirão precisa reagir puxando a perna, ou o braço, ou outra parte do corpo para executar a defesa. Lembro de lances épicos semelhantes: Victor na Libertdadores, Pato Abbondanzieri pelo Boca no Mundial Interclubes, Reina na final da Champions…
 
Melhor atuação de um goleiro nessa copa… Até as 15h.
 
Às 15h começou o jogo entre DINAMARCA e CROÁCIA, e os goleiros deram um show. Especialmente Kasper Schmeichel. Que goleiro senhoras e senhores! QUE GOLEIRO! O Croata Danijel Subasic foi nota 6 no jogo. Falhou no gol Dinamarquês, quando foi fazer uma defesa com o pé e colocou uma bola fraca, para dentro do gol.
 
20180702_Kasper_Peter_Schmeichel
Schmeichel foi muito bem! Não houve o que fazer no gol.
 
Sobre Schmeichel, eu preciso falar antes sobre o Schmeichel pai. Pra quem não conhece, Peter Boleslaw Schmeichel foi o maior goleiro do século passado até a chegada de Gigi Buffon. Na minha opinião, Buffon foi o maior de todos os tempos. Além de gênio, a longevidade em altíssimo nível fazem do italiano imbatível. Mas nem ele foi tão brilhante, atingiu um nível tão alto quanto Peter Schmeichel nos anos em que defendeu o Manchester United. Vou colocar nos comentários um vídeo com os melhores lances dele. São defesas que beiram o impossível. O cara era tão genial que fez um filho goleiro de alto nível. Procure suas façanhas. A maior delas pra mim, era ter uma luva da REUSCH, com o “S” na parte do soco. Meu sonho de consumo!

Kasper apareceu comendo pelas beiradas. Sem chamar muito a atenção, no Manchester City, que na época não possuía projeção que tem hoje. Kasper sabe que não tem o talento do pai. Ninguém na face da terra teve. Mas Kasper tem muitas qualidades como goleiro. Pra mim a principal delas é: NÃO INVENTA. Não dá pra pegar firme, soca! Dá pra pegar firme, mas ele acha que não está seguro, soca! Se precisa sair de carrinho, sei. Se precisar sair de cara na bola, sai! Negócio dele é evitar gols. Fora simplicidade, o guapo é rápido demais. Está sempre em cima do lance.
 
Outra coisa incrível é que, como o SchmeichÃO, ele tem um psicológico inabalável. Frio, e inteligente, usa seu 1,89m para ocupar espaço do gol. Exatamente a mesma lógica que usa para defender pênaltis.
(SOBE FUMACINHA E CORTA PARA O JOGO)…
 
Depois de 5 min alucinantes, o jogo da uma esfriada até o último minuto da prorrogação. Quando após um contra ataque fulminante, Kasper é driblado e seu zagueiro derruba o atacante dentro da área. Pênalti claro. Quem vai bater é o craque Luka Modric. Kasper deve ter pensado como eu disse aqui há alguns dias, atrás: técnico, tranquilo, experiente: vai chapar no lado da perna. BINGO… Kasper Schmeichel salta pro lado esquerdo de sua baliza e defende firme um pênalti em Copa do Mundo! Isso levou a decisão da adversária da Rússia para as cobranças livres da marca penal.
 
Aí, se tu gosta da posição de goleiro, foi igual um churrasco de costela pra gaúcho! Foram nada menos que 5 defesas.
 
Pra começo de conversa, os 2 goleiros estavam se adiantando muito. Subasic um pouco mais. O guapo croata pegou 3 pênaltis: 2 direito e 1 no canto esquerdo. Todos muito consistentes, sem dúvidas.
 
Kasper pegou 2, mas não foi suficiente nesse cenário. Pegar 3 penaltis num dia só, seria perfeito em 90% das situações. Mas infelizmente, hoje o competentíssimo Kasper Schmeichel não conseguiu igualar o feito de seu pai e jogar as quartas de final de uma copa (Flashback na minha cabeça de uma falta que o Roberto Carlos ia bater e o SchmeichÃO mandou abrir pra ele não ter a referência da barreira. E o Galvão dizendo: “Acho que ele não conhece o Roberto, não!!”… Resultado: pegou firme!).
 
Se fosse o velho no gol da Dinamarca, ele iria socar a cara de um dos batedores que perderam. Pq oh “homizinho” pra ter ódio no coração era esse!!
 
Que dia!! Senhores, QUE DIA!!!
Que venha amanhã… Sem pênaltis… De preferência 3 no primeiro tempo pra nós!!
 
Escrito por Igor Costa.