O Primeiro a Balançar o Véu da Noiva

Qual goleiro é conhecido por marcar gols? Muitos diriam na hora o mais óbvio: o M1T0, Rogério Ceni, já outros escolheriam Chilavert, o goleiro paraguaio, ou talvez Higuita? Porém quando a pergunta de quem foi o primeiro goleiro a fazer um gol a pergunta fica mais difícil. Este é Ubirajara Alcantara.

 

Nascimento: 27/02/1946

 

O primeiro goleiro a fazer um gol em uma partida oficial, foi Charlie Williams, jogando pelo Manchester City diante do Sunderland no dia 14 de Abril de 1990 e no dia 19 de Setembro de 1970 essa façanha chegou pela primeira vez ao Brasil. Mas ao contrário dos gols de goleiros que vimos tantas vezes, marcados pelos goleiros mencionados, esse gol foi único, não somente por ser o primeiro.

20150716-ubirajara-alcantara1

O jogo era do Flamengo contra o Madureira pelo Campeonato Carioca, o time rubro-negro vencia a partida por 1:0, quando aconteceu o feito histórico. Ubirajara pegou a bola e repôs ela com um chutão, mas por conta do vento, conhecido no estádio, a bola foi “empurrada”, o goleiro adversário, Paulo Roberto, saiu mal do gol e acabou sendo encoberto.

20150716-ubirajara-alcantara2

Infelizmente esse grandioso gol foi visto apenas por 1.075 pessoas, que foram ao estádio, mas esses com certeza guardaram o que viram para sempre.