Ranking Goleiro de Aluguel – Julho de 2024
08/08/2024Ranking Goleiro de Aluguel – Agosto de 2024
05/09/2024Criado em 2015 por Samuel Toaldo, inicialmente o Goleiro de Aluguel (GDA) era uma página no Facebook. Com a alta demanda e a crescente de solicitações para outros jogos em diferentes quadras, se formou um grupo de goleiros em Curitiba e região metropolitana. Para facilitar as convocações, Samuel e Eugen Braun criaram um site, o que alavancou ainda mais o crescimento do GDA e 1 ano depois, o aplicativo foi criado.
Participação no programa Shark Tank
Shark Tank Brasil é um reality show onde investidores podem se interessar em apoiar financeiramente ideias empreendedoras grandes e inovadoras, mas para garantir o investimento, é necessário que os empresários convençam os “tubarões” de negociar.
Em 2016, na 1° temporada do programa, Samuel e Eugen levaram o Goleiro de Aluguel para o reality. João Appolinário e Carlos Wizard Martins se interessaram pelo GDA, que cresceu 230% depois do investimento dos tubarões. Na 3° temporada, eles voltaram para o Shark Tank Brasil para mostrar o desenvolvimento do aplicativo e seu crescimento.
Samuel conta que esse foi o primeiro e único investimento. “Fomos a primeira empresa brasileira de fato a assinar o contrato com eles.” Os investidores ficaram na empresa até o início de 2020, quando a pandemia chegou no Brasil, e eles resolveram desfazer o negócio.
Nessa época, a empresa ficou sem investidores e sem jogos, pois para conter o vírus, foi necessário o isolamento social e com isso todos os campos de futebol foram fechados.
Concorrência em 2019
A Rappi surgiu como uma concorrência do Goleiro de Aluguel, mas atualmente, o GDA é o único app que aluga goleiros do mundo!
Em 2019 a multinacional Rappi, empresa de delivery, se aproximou para realizar uma ação pontual de marketing e em seguida se interessaram pela aquisição da empresa do Goleiro de Aluguel. “Depois de várias reuniões, eles entenderam o modelo de negócio e todos nossos segredos. Copiaram nossa ideia e fizeram um serviço concorrente, até a logomarca era parecida”, conta Samuel.
Foi então que resolveram lançar um serviço concorrente. A Rappi anunciou o botão “goleiro”, onde era possível que os usuários solicitassem um jogador para defender o gol e completar o time.
Foi a primeira vez que a empresa se envolveu com futebol, antes disso, a Rappi tinha ficado restrita à pontuais patrocínios, como em 2018 e 2019, que a marca estampou seu nome na camisa do Fluminense.
Samuel conta que em 2019 a disputa pelo mercado de aluguel de goleiros foi acirrada, “a Rappi chegou a investir R$1 milhão em publicidade, mas nós com muito trabalho e criatividade, continuamos liderando o segmento”. No início de 2020 eles tiraram o serviço do ar.
A pandemia
Com a pandemia, aos poucos, os jogos foram cancelados, e a quantidade de convocações diminuiu drasticamente. No início do lockdown, houve um bloqueio total que impedia a realização de todos os eventos, festas, jogos esportivos profissionais e amadores.
Sem faturamento, a empresa precisou pensar em alguma forma de impedir o fim do GDA. Realizando um modelo de financiamento coletivo, os próprios goleiros e clientes pagavam valores simbólicos mensais para ajudar nas despesas.
Quem participou do financiamento coletivo concorreu a sorteios mensais com itens esportivos que eram enviados pela Poker, patrocinadora do Goleiro de Aluguel. Dessa forma, a empresa se manteve durante a pandemia.
Sócios do GDA
Em 2023, Eugen Braun (sócio fundador) decidiu sair da empresa para trabalhar com o agronegócio. “Não estava em nossos planos e foi necessário deslocar todas nossas receitas para comprar a parte deste sócio”, conta Samuel.
No final do mesmo ano, Leo Muckenfuss, sócio fundador e desenvolvedor do aplicativo, descobriu que estava com câncer. A luta contra a doença durou meses, e infelizmente, no dia 04 de agosto, Leo faleceu. Foi a data mais triste do Goleiro de Aluguel.
Dia 26 de agosto, o aplicativo faz 8 anos. ”Isso mostra que tudo de errado que poderia acontecer com uma empresa, aconteceu conosco, mas nunca desistimos e sempre seguimos em frente, com muita determinação e amor ao trabalho”, comenta Samuel.