Eu sou Thiago, um apaixonado pelo futebol e acima de tudo goleiro. Nasci em 1980 e joguei em clubes do interior Paulista e Santa Catarina, deixei o futebol de lado aos 20 anos para focar nos estudos e assim construir uma família, porém o futebol nunca me deixou. Hoje visto a camisa do Goleiro de Aluguel e junto com outros amigos temos um projeto social que funciona desde 2011 que também envolve o futebol.
Meu filho João Antônio e minha esposa Camila são a minha base e minha razão para acordar todos os dias e correr atrás de meus objetivos. E agora realizo um grande sonho, poder colaborar com Goleiro de Aluguel, sendo colunista do Blog, onde vamos contar várias histórias de Goleiros que hoje fazem história jogando na Europa, sejam bem vindos ao “EUROPA DEBAIXO DAS TRAVES”.
Já dizia o Sábio, “Um bom time começa com grande Goleiro” e assim também começamos a nossa analise sobres Goleiros que atuam na Europa.
Hoje vamos falar sobre o Tcheco Petr Cech, no alto de seus 1,96m e com 33 anos Cech vem mostrando que é possível alinhar Técnica a experiência, Nascido na Fria cidade de Plzen na Checoslováquia em 20 de maio, Cech foi revelado pelo Sparta Praha em 2001 onde após uma bela temporada e 39 Jogos depois foi contratado pelo Rennes da França, em 2002 e dois anos mais tarde chegaria ao Chelsea, mas isso vamos deixar para contar no final.
Poucos Sabem mas Cech começou como meio-campo ou atacante pelo time juvenil do clube de sua cidade natal Viktoria Plzeň em Plzeň, e quando faltava Goleiro lá ia o jovem Petr assumir a meta, gesto esse que abobou contaminado seu sangue e não mais saiu desta posição. Na seleção Tcheca o goleiro soma nada mais nada menos que 175 jogos com a camisa Nacional entre Seleções de Base Sub 15 até o tempo de hoje.
Foi no final da temporada de 2003 que o então Técnico Italiano Cláudio Ranieri sugeriu aos dirigentes dos Azuis Reais a contratação de um jovem e promissor Goleiro eleito melhor na posição na temporada Francesa, esse jovem Goleiro era nada mais nada menos que o Petr Cech que anos mais tarde deixaria sua marca como um dos maiores Goleiros da Disputadíssima Premier Legue.
Quando chegou ao time Londrino Cláudio Cudicini era o titular absoluto e dono da confiança do treinador Ranieri no elenco do Chelsea, porém na pré temporada Cudicini sofreu uma lesão seria no cotovelo e então o recém chegado ao Clube Jose Mourinho promoveu o jovem goleiro Tcheco à camisa 1 dos Londrinos logo na sua estréia na Premier Legue vitória sobre o Manchester United por 1 a 0.
Cech, mal sabia que o dia 14 de outubro de 2006 lhe guardaria uma desastrosa e quase mortal dividida com o jogador Stephen Hunt do Reading, logo a 1 minuto de jogo pela Premier Legue, após o choque o que se ouviu em todo estádio foi um sonoro silencio e apreensão não só de jogadores, mas sim torcedores que ali estavam e outros milhões que acompanhavam a partida pela TV.
Sim, desmaiado na grande área e sem consciência estava um dos maiores Goleiros da atualidade o que levou os paramedicos a serem rápidos e minuciosos em retirar o jogador de campo onde horas mais tarde no hospital foi constatada uma fratura de crânio, segundo os médicos aquela situação poderia ter –lhe custado à própria vida, fazendo com que o Pai de Cech viesse à imprensa e comunicasse que o filho estaria ausente dos campos por cerca de um ano.
A lesão que parecia ter sido mortal parece ter ficado no passado, um pedido de desculpa de Hunt aceito, deixaram –se de lado problemas relatados com ambulância e também negligência da arbitragem para purê e simplesmente voltar a campo em 20 de janeiro de 2007 em uma partida diante do Liverpool, utilizando uma proteção chamada de headguard, fabricada na Nova Zelândia um equipamento utilizado para proteger jogadores de Rúgbi, o resultado foi à derrota de 2-0 para o Liverpool, mas o que menos importava naquele instante para aquele homem era o resultado da partida, mas sim o seu renascimento para o futebol.
A redenção
2012, um ano pelo qual nenhum torcedor Londrino dos Azuis Reais haverá de esquecer, a missão era quebrar um longo jejum, entrar para seleta galeria de Campeões da Europa, fazer a fama colocar o nome do time no posto mais alto do futebol europeu e mundial, por isso o dia 19 de maio de 2012 não é somente lembrado como o dia em que os blues fizeram historia e derrubaram o Gigante Bayern de Munique em plena Alianz Arena completamente lotada, mas sim o dia em que um homem colocou a prova toda a sua técnica e sabedoria, mudando totalmente o resultado da partida ao defender um pênalti batido pelo então estrela do bávaros Robben no segundo tempo da prorrogação quando a partida estava 1-1, e sacramentou seu nome ao defender 2 pênaltis nas cobranças em que sagrou o Chelsea como Campeão Europeu daquela temporada e elegeu o Gigante Guerreiro Petr Cech como homem do jogo.
No ano de 2015 as coisas pareciam estar diferentes nos blues, com o Retorno de Mourinho e a volta por empréstimo do jovem Belga Thibaut Courtois, com titulo Espanhol e vice Europeu no currículo parecia ter mudado a sorte do Cech, esquecido na reserva e sendo utilizados em jogos de menor expressão como Copa da Inlgaterra e FA Cup, Cech se viu em um verdadeiro dilema, seria a hora de sua saída do clube que o tornou uma lenda, e assim chegou a negociar seu empréstimo ao modesto QPR que cairia para a segunda divisão naquele mesmo ano.
Cech não aceitou a negociação talvez assim esperando algo muito melhor em seu futuro e assim terminou a temporada 2015 no Chelsea.
Assim começou a temporada 2015/2016, o maior rival dos blues em Londres, o lado vermelho da cidade cinza anuncia em sua pré temporada um novo GK, sim estamos falando da Lenda, o mito Petr Cech, que assim assina com seu maior rival para continuar fazendo historia.
Referências: “Perfil de Petr Čech, Chris Hatherall (2004-07-05), “Čech nejde do Anglie, ale do Rennes”. Consultado em 9 de Julho de 2008, “English Premier League 2005-2006 : Table”. Consultado em 17 de Agosto de 2010, e pt.wikipedia.org/wiki/Petr_Čech.