fbpx

europa-debaixo-das-traves

Manuel Neuer

Sim amigo, chegou à vez dele simplesmente o melhor do mundo, a referencia para maioria dos futebolistas quando assunto é goleiro, estamos falando nada mais nada menos de Manuel Peter Neuer, ou simplesmente o Neuer.

Alemão nascido em 27 de março de 1986 na cidade de Gelsenkirchen, dotados de seus 1,94m, Neuer teve seu inicio no esporte como goleiro de Handebol, daí vem a explicação para seus reflexos tão apurados.

Homem de Gelo:

Considerado por muitos jornalistas e críticos de futebol Neuer tem um apelido um tanto convencional para um Alemão, por ser frio em determinados lances durante o jogo Neuer ganhou apelido de “O Homem de Gelo” e assim tornou-se atualidade o terror dos atacantes, mas Neuer tem o seu lado humano, e com carinho mantém uma instituição que atua na defesa dos direitos das crianças chamada Manuel Neuer Kids.

 

O Inicio:

Após ser notado de habilidades extra Neuer foi então convidado por um treinador das categorias de base da escolinha do Schalke 04 onde ficou por 10 anos, assinando assim seu primeiro contrato como profissional em 2005, onde fez a sua primeira partida na Bundesliga em 2006, colocar o então titular do gol dos Azuis Frank Rost no banco era uma questão de tempo.

 

O Mito:

Em março de 2008 em uma partida da UCL pelas oitavas de final diante do Porto de Portugal Neuer se destacou ao simplesmente fechar o gol do time alemão levando assim o jogo para as penalidades, foi ai que mais uma vez brilhou a estrela do homem de gelo, ao defender duas penalidades e classificar os alemães a inédita passagem as quartas de final do maior torneio de clubes da Europa.
Em 2010 -2011 o então modesto Schalke 04 chegaria mais longe a semifinais da UCL diante dos ingleses do Manchester United, Neuer fez então uma de suas maiores aparições no futebol, com belas defesas e seguras saídas do gol evitou o time alemão fosse goleado pelos diabos vermelhos em Manchester. Os azuis não avançaram a grande final daquele ano, mas Neuer escreveu seu nome como um dos grandes goleiros daquela que foi a sua melhor temporada, onde convocado à seleção nacional que disputaria a Copa da África do Sul terminou na 3º Posição e Neuer como um dos destaques daquele time.

manuel-neuer01

A Saída do Gigante Para Um Gigante:

O sonho de qualquer garoto que se imagina jogador profissional seria jogar no Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique, pois em Junho de 2011 este sonho parecia ser realizado pelo então jovem Manuel Neuer, um contrato de aproximadamente 18 milhões de Euros fizeram com que ele trocasse a calma e pacata Gelsenkirchen pela então fria e badalada Munique, mesmo sendo chamado de mercenário e muito vaiado em jogos na Veltins Arena do seu antigo clube, Neuer não sente ressentimento da sua antiga torcida, ao contrario em uma TV local da Alemanha se diz ter um enorme carinho pelos torcedores do Schalke e que sua saída se deu após muitas negociações onde financeiramente os dois lados saíram ganhando principalmente o seu ex clube, além de claro estar realizando um sonho de criança que sempre foi jogar pelo Bayern de Munique.

 

Em Busca de Recordes:

Para o Homem de gelo jogar em um dos maiores clubes do mundo faz parecer brincadeira de criança, tanto que Neuer vem quebrando recordes após recordes no gol dos Bávaros, o primeiro deles logo em sua chegada entre sua estréia em Junho até outubro de 2011 com a camisa do Bayern bateu até então a marca do Lendário e polemico Oliver Kahn, ficando assim 1018 minutos sem sofrer gols na meta bávara.

manuel-neuer02
Primeira Decepção:

Quando perguntado a Neuer qual a maior decepção de um ser humano, “deixar de ir ao baile de formatura e beijar uma bela garota na qual passou o ano todo tentando conquistar” ou “perder um titulo de expressão diante de sua torcida”, pois bem Manuel não hesitou em responder que sua primeira e maior decepção foi a fatídica final da UCL de 2011-2012 na Alianz Arena diante do Chelsea, Neuer já havia defendido uma penalidade de Mata e convertido a sua cobrança diante do Monstro Petr Čech, o Homem de Gelo não foi capaz de parar assim Didier Drogba, e o Chelsea então conquistou o título inédito de virada nos pênaltis sobre o Bayern de Munique que jogava em casa.

 

Profissional Acima de Tudo:

No futebol moderno de hoje ouve se muito falar de jogadores “chinelinho” ou famoso “migué”, pois saiba que existem sim as suas exceções, ainda mais em uma posição onde o seu reserva muitas vezes fica só ali esperando momento de pegar o seu lugar Neuer ia mais uma vez dar uma lição de profissionalismo. O fato ocorrido em Fevereiro de 2013 diante do Wolfsbrug em Munique causou estranheza entre os profissionais da bola, ao calçar as luvas que não tinha cinco dedos, mas sim quatro dedos na mão direita, pois juntavam o dedo indicador e médio Neuer deu uma verdadeira lição de profissionalismo, onde mesmo devido a uma seria lesão na mão desenvolveu junto ao seu fornecedor de material esportivo, uma luva onde pudesse atuar sem sentir o peso da sua lesão, e vejam só Neuer ficou 22 jogos sem sofrer gols nesta temporada.
Em janeiro de 2014, Neuer ganhou a luva de ouro da FIFA, muitos pontos a frente do italiano Buffon.
Foi um dos três finalistas da premiação máxima do futebol mundial, o FIFA Ballon d’Or de 2014, onde obteve a terceira posição.

manuel-neuer03

De Louco Todo Goleiro Tem Um Pouco:

Neuer ficou conhecido por uma característica nem tanto destacada na posição de goleiro, O Homem de Gelo se arrisca muitas vezes a jogar de libero e demonstra muitas habilidades com os pés dando assim maior segurança a sua defesa e ao seu time, é claro que em muitas vezes a torcida quase vai ao estado de infarto em algumas de suas jogadas, mas a frieza e habilidade do Portero Alemão fazem dele um especialista na posição de libero.

 

O Auge do Futebol Alemão:

O futebol alemão por sua vez sempre foi muito respeitado e idolatrado no mundo todo, pela sua tática e didática totalmente aplicada e sua raça incondicional em nunca desistir de sair de um resultado adverso, mas nos últimos tempos algo novo tem feito parte desta escola tão aplicada. A evolução nítida da Seleção que esteve na África em 2010 para a maquina trituradora que esteve no Brasil em 2014 foi simplesmente notória que alia havia uma evolução não só na forma tática de jogar, mas também no conceito de se jogar o futebol arte, com objetivo, pra frente e massacrando o adversário seja na posse de bola quanto nos números do placar e isso veio à tona no expressivo 7 a 1 no “Mineirasso” em plena semifinal da Copa do Mundo sobre a Seleção Penta Campeã do Mundo e dona da casa, mas onde entra Neuer nesta historia?

O goleiro passou a ser peça fundamental deste time que joga com a bola no pé desde seu camisa 1 até o centro avante, e esta foi à lição deixada por Neuer e seus companheiros de que os 11 podem jogar mesmo tempo.

Títulos:

  • Copa da Liga Alemã: 2005
  • Copa da Alemanha: 2010–11
  • Supercopa da Alemanha: 2012
  • Campeonato Alemão: 2012–13, 2013–14, 2014–15
  • Liga dos Campeões da UEFA: 2012–13
  • Copa da Alemanha: 2012–13, 2013–14
  • Copa Uli Hoeneß: 2013
  • Supercopa da UEFA: 2013
  • Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2013
  • UEFA Euro Sub-21: 2009
  • Copa do Mundo: 2014

Prêmios Individuais:

  • Melhor guarda-redes da Bundesliga: 2007
  • Futebolista Alemão do Ano: 2011, 2014
  • FIFPro World XI: 2013, 2014, 2015
  • Time do Ano da UEFA: 2013, 2014, 2015
  • Melhor goleiros/guarda-redes do Mundo: 2013, 2014, 2015
  • Onze d’or da Copa do Mundo FIFA de 2014
  • Melhor Goleiro/guarda-redes (Luva de Ouro FIFA) da Copa do Mundo: 2014


Referências:
  “Perfil no site do Bayern de Munique”, “The world’s best goalkeeper 2013”, Why Manuel Neuer was the best player at the 2014 World Cup, Manuel Neuer cleans up by being more than a sweeper e Manuel Neuer Kids Foundation.