europa-debaixo-das-traves

De Barba e Cabelo Feito, Aí Vou Eu!

Timothy Matthew Howard, ou, como é chamado no meio futebolístico, “Tim” Howard, nasceu em North Brunswick Township, no dia 6 de março de 1979 e, com 1.91m, Howard é um dos grandes goleiros que atuaram pela Europa em grandes ligas, porém seu talento foi descoberto em 2001 pelo treinador de goleiros Tony Coton. Howard começou a sua carreira com o North Jersey Imperials antes de se transferir para o MetroStars. As aparições de Howard logo atraíram a atenção do Manchester United, que o contratou em 2003. Ele teve um grande sucesso no Manchester United, no entanto, após o United assinar com Edwin van der Sar, Howard saiu por empréstimo para o Everton para obter mais tempo de jogo. Em fevereiro de 2007, Howard assinou um contrato definitivo com o time de Liverpool.

Na temporada 2011/2012, o goleiro marcou o primeiro gol da carreira, em uma partida contra o Bolton, onde ele saiu foi derrotada por 2 a 1. Com o gol, ele se tornou o quarto goleiro na história da Premier League a marcar um gol, tendo sido os outros três: Peter Schmeichel, Paul Robinson e Brad Friedel, este último por sinal, também compatriota de Howard.

howard

Hoje perto de sua aposentadoria Haword acabou sendo seduzido pelos dólares e também pela chance de voltar a jogar nos Estados Unidos, país de origem dele, e assim, Howard assinou por duas temporadas com o Colorado Rapids, time que disputa a Major League Soccer principal liga de futebol dos Estados Unidos.

Porém, nem tudo fez com que sua decisão fosse a mais assertiva, pois disputando uma liga tecnicamente mais fraca e após um longo tempo voltando de contusão, Howard acabou perdendo a condição de titular no gol da seleção estadunidense para o também excelente goleiro Brad Guzan, que hoje atua na Premier Legue pelo Middlesbrough.

A melhor fase na carreira de Howard foi em 2014, quando fez uma excelente campanha pelo Everton na Premier League e, principalmente, após atuação fantástica na Copa do Mundo de 2014, onde a seleção estadunidense fora eliminada na fase de oitavas-de-final pela Bélgica na prorrogação, perdendo por 2×1. Entretanto, nesta partida Howard bateu o recorde de defesas com dezesseis defesas difíceis na mesma partida, o que rendeu a Howard não só um recorde, mas uma inesperada ligação no hotel em Salvador naquela noite de 01/07/2014 da autoridade maior nos Estados Unidos, o Presidente Barack Obama, agradecendo-lhe a dedicação em defender o país com tanta honra, Howard foi comparado pelo presidente com um soldado de guerra que até os últimos minutos lutou pela vitória de seu país.

TÍTULOS

MANCHESTER UNITED

Copa da Liga Inglesa: 2006

Supercopa da Inglaterra: 2003

SELEÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS

Copa Ouro da CONCACAF: 2007 e 2013

INDIVIDUAIS

Melhor goleiro da Copa das Confederações de 2009

 

GOL DE TIM HOWARD: EVERTON 1×2 BOLTON

GRANDES DEFESAS DE TIM HOWARD:

ESTADOS UNIDOS 1×2 BÉLGICA, COPA DO MUNDO 2014: GRANDES DEFESAS DE TIM HOWARD NA PARTIDA