fbpx

europa-debaixo-das-traves

Aos nossos leitores gostaríamos de informar que nosso famoso quadro Europa em baixo das Traves foi reformulado e a partir desta edição ganha uma nova cara e também o um novo nome passando a se chamar NA BALIZA, que vem com a mesma ideia do antigo quadro, onde serão abordados assuntos não só sobre goleiros que atuam na Europa, mas sim em todos grandes campeonatos espalhados pelo mundo.

E hoje vamos iniciar contando um pouco sobre o goleiro Keylor Antonio Navas Gamboa, ou, como é conhecido, Navas, goleiro de 29 anos nascido em San Isidro na Costa Rica. Navas foi revelado pelo Saprissa e profissionalizou-se em 2005, aos 18 anos, fazendo a estreia em novembro daquele mesmo ano, contra o Carmelita. Em cinco anos defendendo o Saprissa, jogou 60 partidas. Em 2010, foi contratado pelo Albacete, da Segunda Divisão espanhola, aonde permaneceu durante dois anos e realizara 36 jogos. Uma curiosidade é Luis Gabelo Conejo, destacado goleiro costarriquenho nos anos 80 e 90 e considerado o melhor de sua posição no país natal, também havia defendido o mesmo Albacete entre 1991 e 1994.

Fora dos planos do Albacete em 2012, Navas foi emprestado ao Levante, equipe recém-promovido à primeira divisão da Espanha. Além dos granotes, Getafe, Valencia, Twente (Holanda) e até Barcelona e Real Madri observaram as atuações do goleiro na época de Albacete.

Inicialmente, Navas foi reserva do clube valenciano (o uruguaio Gustavo Munúa era o titular), mas o desempenho no jogo frente ao Athletic de Bilbao, pois após a vitória do Levante por 3×0, a primeira na La Liga, rendeu-lhe um contrato definitivo com os granotes em 2012, consequentemente selando a despedida de Munúa da agremiação após duas temporadas.

622_76d7c1f5-67da-34a6-821d-c1c52157b07a

A belíssima campanha da Costa Rica na Copa do Mundo de 2014 rendeu a Navas uma maior observação de grandes clubes no cenário mundial, e foi assim que o Real Madri da Espanha viu em Navas a chance de contar no elenco um goleiro que pudesse substituir a altura o maior ídolo da posição nos últimos anos, Iker Casillas.

Navas foi apresentado ao Real Madrid em 02 de Agosto de 2014, mesmo com a desconfiança de parte da torcida, Navas mostrou que tinha plenas condições de também se tornar ídolo no time da capital espanhola.

Navas mostrou a todos, principalmente a imprensa esportiva de Madrid, que os 1,85m dele não seriam obstáculos para que o goleiro pudesse fazer grandes partidas e conquistar títulos; assim o fez ganhando a frente do time Merengue a UEFA Champions League de 2015/2016 sobre o rival, o Atlético de Madri, em Milão, na Itália, conquistando assim, o primeiro titulo de maior expressão como titular. Com este título, Navas se tornou o primeiro costarriquenho da história a conquistar uma UEFA Champions League.

Navas tem algo muito particular, vários vídeos circulam em redes sociais mostrando a força e energia com que o goleiro se aplica em seus treinamentos, e Navas é bem direto ao dizer que a concorrência no time de Madri é grande e a cobrança da torcida é diária, mas que isto é combustível que faz de Navas ser tão aplicado e regular em jogos e treinos!

TREINAMENTO DE KEYLOR NAVAS

GRANDES DEFESAS DE KEYLOR NAVAS